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A PREVENÇÃO E A REPRESSÃO DO TRÁFICO INTERNACIONAL DOS BENS CULTURAIS
uma análise da convenção da UNESCO de 1970
Fernando Fernandes da Silva

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A produção artística e cultural do homem no decorrer dos tempos tem sido rica e diversificada; cada povo, em cada época, tem contribuído com sua parte nesse labor incessante. Parte dessa produção perde-se naturalmente; seja pela má conservação, seja pelo desinteresse, seja, ainda, pela pouca consideração que se tem sobre determinada obra. O julgamento sobre um objeto de arte, arqueológico ou cultural depende sempre de circunstâncias do momento. O mesmo pode não acontecer com a produção científica, em geral realizada em centros organizados, universidades, laboratórios, empresas ou entidades interessadas no desenvolvimento de alguma técnica inovadora. Seu valor e seu caráter utilitarista fazem com que sejam preservados, modificados ou abandonados se não se mostrarem de interesse. O labor científico não tem a mesma significação que o artístico e cultural ou o arqueológico, que têm outra dimensão. Não se medem pelos critérios de utilidade prática, mas têm, sim, a ver com a Estética, a Filosofia ou a História, cuja apreciação depende, também, de certo momento histórico em que se produzem.

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